quarta-feira, 18 de março de 2009

Projeto Valores

Pessoal, aí vai uma sugestão de projeto que deu certo na escola

JUSTIFICATIVA
CONSIDERANDO O EXCESSO DE ESTÍMULOS TECNOLÓGICOS PROVOCADOS PELA GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS NA EDUCAÇÃO DA VIDA MODERNA , NÓS PROFESSORES OPTAMOS POR ELABORAR UM PROJETO QUE PRIORIZE A QUALIDADE DE VIDA E VALORES NAS RELAÇÕES HUMANAS. VALORES ESTES QUE FORAM SE PERDENDO EM VIRTUDE DA ANSIEDADE, MAS QUE DEVEM SER RESSALTADOS COMO: RESPEITO AO OUTRO, TOLERÂNCIA, SERENIDADE, DIÁLOGO, ENFIM FORMAÇÃO DE CARÁTER.

OBJETIVO
DESENVOLVER UM TRABALHO QUE POSSA MINIMIZAR O EFEITO DA PRODUÇÃO EXCESSIVA DE PENSAMENTOS E EMOÇÕES COMO INTOLERÂNCIA, INSATISFAÇÃO, DESRESPEITO POR SI E PELO PRÓXIMO, FALTA DE PRAZER EM PEQUENAS COISAS, NECESSIDADE CONSTANTE DE MUDANÇA, CONSUMISMO PARA ESTIMULAR ATITUDES DE COOPERAÇÃO, CONFIANÇA, AMIZADE, CARINHO,RESPEITO À ARTE DE SONHAR E IMAGINAR O PERDÃO E TUDO DE BOM QUE ESTAS ATITUDES NOS TRAZEM.

CONTEÚDOS
EIXO: DIGNIDADE E HUMANISMO.
• RESPEITO;
• AMIZADE;
• COOPERAÇÃO;
• AMOR E CARINHO (PELAS PESSOAS E PELO MEIO AMBIENTE);
• AUTO-ESTIMA (CUIDADOS COM O PRÓPRIO CORPO E APARÊNCIA);
• PAZ E HARMONIA;
• RESPONSABILIDADE;
• ORGANIZAÇÃO (A IMPORTÂNCIA DE SE ORGANIZAR PARA REALIZAR MELHORES ATITUDES);

ATIVIDADES
1) AMIGO SECRETO ENTRE OS ALUNOS DA SALA E ENTRE AS SALAS (DE DESENHOS OU RECORTES);
2) RODAS DE CONVERSA COM TEMAS: EU GOSTO DE VOCÊ PORQUÊ...
O QUE É RESPEITO (EX. DE ATITUDES RESPEITOSAS NA ESCOLA);
3) RECORTES DE REVISTAS DE FIGURAS QUE SUGIRAM O TEMA.
4) “DIA DO TROCA”: A CRIANÇA TRAZ UM OBJETO DE CASA PARA TROCAR COM O AMIGO;
5) PAINEL COM FRASES: “CRIE UM NOVO AMIGO TODOS OS DIAS”;
“AS PESSOAS AMOROSAS SÃO AS MAIS AMADAS”
“SABER OUVIR É SINAL DE RESPEITO”
“QUEM PLANTA RESPEITO COLHE AMOR”
6) HISTÓRIAS LIGADAS AO TEMA
7) FILMES - O pequeno urso; A era do gelo; Irmão urso etc.
8) CALENDÁRIO COM FRASECOM DESENHO DA CRIANÇA PARA DAR PARA AS MÃES. (será dado como lembrança da amostra para finalizar o projeto)
9) JOGOS COOPERATIVOS (usar livro de jogos cooperativos)
10) RODA - PASSE O OBJETO COM AMOR (numa roda pedir que as crianças passem um objeto de mão em mão, depois solicitar que repitam passando o objeto com amor (neste momento o professor pode aproveitar e falar sobre a forma como se empresta as coisas na sala e como se deve receber o que é emprestado).
11) CONFECÇÃO DE UM LIVRINHO COM ATIVIDADES DE ESCRITA E REFLEXÃO (página 2 da apostila)
12) CONVERSA SOBRE OS SINTOMAS DO DESAMOR - COMPLETAR LACUNAS ( página 2 da apostila )
13) CUIDADOS COM A LIMPEZA – CONFECÇÃO DA VASSOURINHA - criar com as crianças uma vassoura onde no cabo estará escrito EU; no tronco de apoio, LIMPEZA; e nas tiras as atitudes que limpam a escola.
14) PAINEL COM FOTOS TIRADAS DURANTE O PROJETO.
15) COM BICHINHO DE PELÚCIA FAZER ATIVIDADE CORPORAL PARA DEMONSTRAR O SENTIMENTO DO AMOR. (sensibilização).
16) ATIVIDADES QUE FOREM SURGINDO NO DECORRER DO PROJETO, COMO SENSIBILIZAÇÃO COM MÚSICA, O TOQUE, O CARINHO ETC.

Um comentário:

  1. Olá Luciane.

    Gostei muito da proposta. Você tem algum relatório com a opinião das crianças, dos pais ou fotografias dos painéis para dar uma noção melhor dos resultados?

    Um abraço.

    ResponderExcluir